2007/06/08

Condução da bola

Após a recepção da bola, o jogador terá que realizar um novo gesto técnico, por exemplo passe ou condução.
Diremos que condução da bola, é o acto de o jogador a transportar para um determinado lugar do terreno, a fim de criar uma nova situação de jogo.

Nos primórdios do Futebol, o jogador por menor capacidade de execução técnico-tática recorria à condução da bola, constantemente, tornando este gesto técnico, verdadeiramente importante.

Considerando que uma bola, animada de certa velocidade, pode percorrer uma distância de 20m em pouco mais que um segundo, mas quando conduzida demorará 2 a 3 vezes mais, verificamos fácilmente que a condução da bola implica atraso no processo de jogo. Portanto não a devemos recomendar numa altura em que a velocidade é a "palavra de ordem" no Futebol. Mas, muitas vezes, a técnica da condução de bola é imprescindível, não só na aproximação da baliza do adversário, como a sua retenção permite uma movimentação mais eficaz dos companheiros da sua equipa.

Este gesto técnico - condução da bola - em jogadores de grande classe, serve para se aproximarem dos adversários no intuito de os driblarem e criarem assim situações de golo.

Na condução da bola a parte interna do pé é aquela que oferece mais precisão, devido à grande superfície de contacto que a toca. Na condução da bola deve sempre utilizar-se o pé do lado oposto ao que se encontra o adversário.




A condução da bola deve ser feita:
1 - com a parte interna do pé (condução precisa mas lenta);
2 - com o peito do pé (é bastante rápida mas pouco precisa);
3 - com a parte externa do pé (é a mais rápida e eficiente).

1 comentário:

Marta Ribeiro disse...

preciso de fazer um trabalho para a escola com várias informações e esta foi bem útil pois eu não sei nada de futebol.