2007/05/23

Técnica do Futebol

Para melhor compreensão do que seja a técnica do Futebol, vamos formular primeiramente dois conceitos distintos: o de técnica de base; e o de técnica específica.

Técnica de Base

É a exteriorização dos gestos futebolísticos: recepção; passe; drible; remate; etc.

Técnica Específica

Será a exteriorização dos mesmos gestos, mas tendo em vista uma forma mais eficaz de o jogador os realizar, durante a competição.

Queremos com isto dizer que na Técnica de Base, o jogador executa o gesto futebolístico no respeito aos princípios científicos. Na Técnica Específica o jogador procura executar o gesto de tal forma que a bola fica de imediato jogável para vencer a oposição do adversário, ou realizar qualquer outro gesto técnico.

Os gestos técnicos base do Futebol são a recepção da bola, a condução da bola, o passe, o remate, o drible, a finta, a simulação, o cabeceamento, o desarme, a intercepção, o lançamento lateral, e a acção dos guarda-redes.

Nós costumamos dizer que sem uma boa recepção não há bons gestos básicos.

Sendo o Futebol, na sua essência, um conjunto de gestos simples e completos, claro se torna que a sua prática é acessível a qualquer indivíduo relativamente dotado. Mas, para jogar a um nível profissional são necessárias qualidades psicosomáticas e físicas, que vão da habilidade à potência muscular, flexibilidade, reflexos, resistência, etc.. Todas estas qualidades podem ser melhoradas com o treino sistematizado.

Sem comentários: